Saltar para o conteúdo

Rupprecht Geiger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rupprecht Geiger
Nascimento 26 de janeiro de 1908
Munique
Morte 6 de dezembro de 2009 (101 anos)
Munique
Cidadania Alemanha
Progenitores
  • Willi Geiger
Alma mater
Ocupação arquiteto, escultor, pintor, professor universitário, desenhista
Distinções
Empregador(a) Academia de Belas Artes de Düsseldorf
Movimento estético arte abstrata

Rupprecht Geiger (Munique, 26 de janeiro de 1908 - Munique, 6 de dezembro de 2009) foi um escultor e pintor abstrato alemão proveniente de Munique, Alemanha. É sobretudo conhecido pelas suas pinturas coloridas e pela sua paixão pela cor vermelha.

Rupprecht Geiger nasceu em Munique e foi o filho único do pintor Willi Geiger. A sua paixão pela pintura surgiu durante as suas viagens de família em Espanha e quando acompanhava o pai nas suas viagens a Marrocos e às ilhas Canárias. Rupprecht Geiger acabou por frequentar entre 1926 e 1929 a Kunstgewerbeschule München, onde se licenciou em Arquitectura. Posteriormente, entre 1930 e 1935, Geiger estudou e leccionou Arquitectura em diversas instituições de ensino de Munique. Após ter concluído os seus estudos, Geiger trabalhou entre 1936 e 1940 em diversos gabinetes de arquitectura, também situados em Munique.

A sua actividade como arquitecto foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial quando foi chamado para combater na frente oriental, junto à Polónia e à Rússia. Porém, Geiger era um autodidacta e, após ter sido incorporado na frente de batalha, começou a estudar pintura. Como resultado, Geiger trabalhou entre 1943 e 1944 como ilustrador de guerra na Ucrânia e na Grécia e, em 1948, apresentou a sua primeira pintura abstracta.

Depois da guerra, Rupprecht Geiger tornou-se num membro da Deutschen Künstlerbund e em 1949 co-fundou o grupo artístico ZEN 49 em Munique. Foi precisamente nesta altura que Geiger também se tornou num representante excepcional da pintura abstracta alemã. A sua arte foi reconhecida inclusive pela Hilla von Rebay, pintora alemã de renome e fundadora do Museum for Non-Objective Painting. Geiger concebeu as suas obras em torno do tema "Cor", preocupando-se sobretudo com os conceitos de redução e de claridade. Ele considerava cada cor como tendo um valor intrínseco e que seria através da sua forma que a sua força espiritual ganharia presença.

Na década de 50, Geiger ficou conhecido pelos suas obras em torno da cor vermelha, cor excepcionalmente admirada pelo pintor. Geiger afirmou inclusive: "Vermelho é vida, energia, potência, grandeza, amor, calor, força. Com a sua habilidade de estimular, ela tem uma função poderosa."

Rupprecht Geiger faleceu a 6 de Dezembro de 2009, em Munique. No seu antigo atelier, situado no distrito de Solin em Munique, encontra-se hoje o arquivo Geiger, responsável pela gestão das obras do autor e que oferece visitas guiadas públicas várias vezes ao ano.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rupprecht Geiger
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.